website da lalan em espanhol

A importância das iniciativas sustentáveis e os ODS para as empresas

A adoção de iniciativas sustentáveis pelas empresas do mundo é cada vez mais urgente e necessária, diante dos desafios que a humanidade enfrenta em relação à preservação do meio ambiente e à promoção da justiça social.

Nesse contexto, as iniciativas sustentáveis e sociais da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) têm dado direção para as empresas que desejam se tornar mais responsáveis e alinhadas com as demandas da sociedade. 

 

Iniciativas sustentáveis e os ODS

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015, estabelecem uma agenda global para a promoção da sustentabilidade e da justiça social até o ano de 2030. São 17 objetivos e 169 metas que abrangem temas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia limpa e proteção da biodiversidade. 
 
Esses objetivos foram definidos em 2015 e têm como prazo de cumprimento o ano de 2030. Entre os ODS estão a redução das desigualdades sociais, a promoção da igualdade de gênero, o combate às mudanças climáticas e a garantia de acesso à educação e saúde de qualidade.  
 
A ideia é que governos, empresas e a sociedade civil trabalhem juntos com iniciativas sustentáveis para alcançar essas metas e construir um mundo melhor para as presentes e futuras gerações. 

 

Iniciativas sustentáveis nas empresas

 
 

Iniciativas sustentáveis percorrem diversos aspectos, como a redução da emissão de gases de efeito estufa, gestão eficiente de recursos naturais, utilização de energias renováveis, adoção de políticas de inclusão social e fomento a práticas de consumo consciente. Essas ações são fundamentais para garantir que as empresas sejam sustentáveis e responsáveis em suas operações, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

A adoção de iniciativas sustentáveis pode trazer diversos benefícios para as empresas do mundo. Entre eles, podemos destacar:  


 

Outras razões para empresas adotarem iniciativas sustentáveis

 

  • redução de custos operacionais; 
  • a melhoria da imagem corporativa perante os consumidores e a sociedade; 
  • o aumento da fidelidade do cliente; 
  • atração de novos públicos; 
  • desenvolvimento de uma cultura organizacional mais engajada e comprometida com a sustentabilidade. 

No entanto, para que práticas iniciativas sustentáveis sejam efetivas, é fundamental que elas estejam alinhadas com os objetivos e as metas da ODS. Ao alinhar suas iniciativas sustentáveis com os objetivos estabelecidos, as empresas do mundo podem contribuir significativamente para a promoção da sustentabilidade e da justiça social, contribuindo (e muito) para as comunidades onde estão inseridas.  
 
A própria cultura organizacional das empresas sai ganhando, gerando mais engajamento e compromisso com as questões ambientais, com impactos positivos para dentro e para fora dos portões da empresa.  
 
Os consumidores também não ficam de fora: existe uma cobrança também por parte desse público sobre a busca por iniciativas sustentáveis nas empresas. As pessoas estão mais propensas a comprar de empresas que têm um impacto positivo no mundo.  
 

Iniciativas sustentáveis da Lalan: quais são elas?

 

A Lalan investe fortemente em iniciativas sustentáveis em suas operações. A empresa tem como objetivo ser referência em sustentabilidade e responsabilidade social em sua indústria, e tem tomado diversas medidas nesse sentido. 

Uma das principais iniciativas sustentáveis da Lalan é a gestão eficiente de seus recursos naturais. A empresa tem implementado processos de reciclagem e reutilização de água em suas fábricas, o que reduz significativamente o consumo de água e a geração de resíduos. 
 
Além disso, dentre suas ações, a fabricante utiliza fontes de energia renovável em suas operações, como a energia solar, o que contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa! 
 
As iniciativas sustentáveis da empresa também dizem respeito à preservação da biodiversidade. A empresa tem parcerias com organizações locais e internacionais para desenvolver projetos de reflorestamento e conservação de áreas naturais. Em suas fazendas, são implementadas práticas de agricultura sustentável, o que inclui a utilização de técnicas de irrigação eficiente, rotação de culturas e a proteção de habitats naturais. 
 
Outra iniciativa importante do Lalan Group é a promoção da inclusão social em suas comunidades locais.
 
A empresa tem programas de emprego para pessoas com deficiência e para mulheres em áreas rurais, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e para o desenvolvimento econômico das comunidades onde a empresa atua.  

A Lalan também tem parcerias com escolas locais para fornecer educação e treinamento para jovens e adultos em habilidades técnicas e profissionais. 

Visibilidade sobre as iniciativas da Lalan

 
 

A atuação da Lalan nas comunidades locais do Sri Lanka tem sido amplamente reconhecida. 
 
A empresa tem recebido diversos prêmios e certificações por suas iniciativas sustentáveis e de responsabilidade social, o que inclui o prêmio de “Melhor Empregador do Sri Lanka” e a certificação ISO 14001, que reconhece o compromisso da empresa com a gestão ambiental em suas operações. 
 
Além disso, a Lalan tem colaborado com outras empresas e organizações para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em toda a indústria do Sri Lanka. A empresa participa ativamente de fóruns e eventos de sustentabilidade, e tem liderado iniciativas para promover a gestão sustentável da cadeia de suprimentos em sua indústria. 

Em Fevereiro deste ano, a Lalan foi agraciada com o Dare to Dream Awards 2023, um dos mais estimados prêmios de reconhecimento para empresas com alto investimento em iniciativas sustentáveis. Essa foi uma conquista da Lalan devido ao projeto “Mais que Luvas” (Beyond Gloves). 
 
A partir do Beyond Gloves, a Lalan apoia iniciativas sustentáveis e inovadoras que beneficiam as comunidades locais e o meio ambiente. Com ele, o grupo incentiva projetos que vão além da produção de luvas e que têm grande impacto positivo.  
 
A primeira edição do prêmio foi realizada em 2020. O último premiado foi um projeto de capacitação e desenvolvimento de mulheres no Bangladesh! 
 
Ao vencedor do Beyond Gloves, a Lalan fornece um financiamento para desenvolver e implementar sua iniciativa, além de mentoria e suporte. Por conta desse incentivo, o Lalan Group foi recentemente reconhecido, e o orgulho pela conquista se estende do Sri Lanka ao Brasil! 

O que aprendemos com isso tudo?

 
 

Como vimos, a adoção de iniciativas sustentáveis pelas empresas é fundamental para a promoção da sustentabilidade e da justiça social, a fim de garantir um mundo melhor para as presentes e futuras gerações.  
 
Além disso, essas ações podem trazer diversos benefícios para as empresas, como a redução de custos operacionais, a melhoria da imagem corporativa e a atração de novos públicos.  
 
Cabe lembrar que é fundamental que as empresas adotem iniciativas sustentáveis de forma consistente, transparente e integrada à cultura organizacional, assumindo um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Somente assim será possível contribuir para a promoção da sustentabilidade e da justiça social de forma efetiva. 

 
A Lalan é um exemplo de empresa que investe em iniciativas sustentáveis!
Convidamos o leitor a conhecer mais sobre nossa cultura organizacional, acompanhando nosso site e as nossas redes sociais.  


Em breve, postaremos mais conteúdos como esse que você acabou de ler. Até breve! 

Deixe seu comentário