website da lalan em espanhol

Certificação HALAL: entenda o que é e a sua importância

HALAL é um termo que vem do árabe, que significa “lícito” ou “permitido”. Esse termo diz respeito a um conjunto de práticas e regras alimentares estabelecidas pela religião islâmica. Para que um alimento seja considerado HALAL, ele precisa ser produzido, processado e preparado de acordo com as leis e normas do Islã. 

 

O que é a Certificação HALAL?

 
 

A Certificação HALAL é uma qualificação realizada por organizações especializadas, que avaliam e concedem selos de qualidade aos produtos que atendem aos requisitos estabelecidos. Essas organizações podem ser governamentais ou privadas e, geralmente, possuem equipes de especialistas em alimentos, ciência islâmica, engenharia e outras áreas relacionadas. 

Essa homologação é importante para as empresas que desejam comercializar seus produtos em países islâmicos, onde a maioria da população segue a religião islâmica e segue as práticas HALAL.  

Além disso, muitos muçulmanos em todo o mundo buscam consumir alimentos e produtos que sejam certificados HALAL, pois isso significa que os produtos foram produzidos de acordo com as normas islâmicas e são seguros para o consumo. 

 

Critérios da Certificação HALAL

 
 

A Certificação HALAL envolve um processo rigoroso de avaliação e verificação, que inclui a inspeção de instalações, equipamentos e ingredientes, bem como a observação de práticas de higiene e a realização de testes de laboratório. Alguns dos principais critérios que um produto precisa atender para ter a Certificação HALAL incluem: 

  • Não conter ingredientes derivados de porco ou álcool; 
     
  • Ser produzido em instalações limpas e seguras; 
     
  • Ter sido abatido de acordo com os rituais islâmicos (no caso de animais); 
     
  • Ter sido armazenado e transportado separadamente de produtos não HALAL; 
     
  • Não ter entrado em contato com produtos não HALAL durante o processo de produção ou armazenamento. 

A Certificação HALAL não se limita apenas aos alimentos, mas também se estende a outros setores, como cosméticos, produtos farmacêuticos, moda e serviços financeiros. Por exemplo, os bancos islâmicos seguem as práticas HALAL em seus serviços financeiros, que incluem a proibição do pagamento de juros e investimentos em empresas que produzem álcool, tabaco ou jogos de azar. 

Certificação HALAL no Brasil

 

No Brasil, a Certificação HALAL é realizada por várias organizações, como o Centro Islâmico no Brasil (CIB), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) e a Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ). Essas organizações são responsáveis por avaliar e conceder a Certificação HALAL a produtos que atendam aos critérios estabelecidos. 

A Certificação HALAL é um processo importante para garantir a qualidade e segurança dos produtos para os consumidores muçulmanos em todo o mundo. Além disso, a Certificação HALAL pode abrir portas para empresas que desejam comercializar seus produtos em países islâmicos. 

A Lalan é uma fabricante de luvas que possui a Certificação HALAL, que é um selo de qualidade emitido por organizações que atestam que produtos e serviços são compatíveis com os preceitos islâmicos. 
 
A Lalan atesta que suas luvas são produzidas sem a presença de materiais proibidos pela religião islâmica e em instalações que seguem as normas estabelecidas pelo selo HALAL. Isso demonstra o compromisso da empresa em atender às demandas de seus clientes e seu cuidado com todos eles.  
 
Isso se demonstra, sobretudo, em nossas luvas destinadas à indústria alimentícia, ramo no qual se concentra a maior parte das indústrias que contém a Certificação Halal. O uso de luvas que também sejam certificadas é essencial nessa atividade, e a Lalan oferece rigorosa qualidade para que sua produção atenda aos requisitos impostos pelo selo! 
 
Confira ainda mais seriedade e segurança a seus processos. Clique aqui e conheça todas as soluções que a Lalan dispõe para você.  
 
Acompanhe-nos também em nossas redes sociais, como Instagram e LinkedIn e esteja a par de todas as nossas novidades e produtos! 
 

Deixe seu comentário